A inclusão digital nos dias de hoje é peça fundamental no processo ensino x aprendizagem, essa ferramenta facilita tanto para o professor como para o aluno, mas apesar das redes sociais serem tão utilizadas nas escolas, nos trabalhos ainda existem lugares que as tecnologias ainda não chegam e se torna difícil um avanço da inclusão.Já para os que navegam, sempre que tem oportunidades procuram descobrir e entender o funcionamento das novas tecnologias, sem ser necessário fazer formação para isso, basta juntasse a um grupo e descobrem todas ou quase todas as funções e seu funcionamento, pois usam o conhecimento como meio de troca, aprendizado, idéias e o descobrimento das redes sociais aceleram essa troca.
A internet como sabemos, está entrando na vida das pessoas cada vez mais cedo, as crianças muitas vezes, sabem lidar com o computador e internet melhor que seus próprios pais.Porém também existem riscos que cercam as crianças como a pedofilia, altamente preocupante, a pornografia e os crimes virtuais, as crianças não são como os adultos que no geral sabem as consequências das atitudes, o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e informação estão revolucionando valores, aprendizagens, costumes; Os alunos de um modo geral terão que enfrentar um mundo baseado em um novo sistema cultural conhecido como sociedade de informações, assim todas as pessoas independentemente devem estar preparados para o uso da TIC.
A internet oferece aos estudantes uma infinidade de possibilidades, de clic em clic os alunos vão acumulando endereços, armazenando dados importantes na mente, dominar os recursos tecnológicos e intermediá-los com a aprendizagem de conteúdos multidisciplinares desenvolve competências necessárias para se inserir e manter-se no mercado de trabalho, a internet estimula a curiosidade, incentiva o trabalho desenvolvido em equipe, promove agilidade na educação de tarefas, sendo assim é fundamental que as instituições de ensino, e em especial o professor, fomentem mais o uso da internet ampliando o vasto conhecimento que a rede oferece instituindo estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, contribuindo com a construção de conhecimento e formação de cidadãos autônomos.
Os nativos constroem os conhecimentos digitais de maneira totalmente diferente dos imigrantes, os imigrantes aprendem de forma linear, já os nativos por causa de uma constante na internet e da navegação pelos hipertextos apresentam de forma não linear por isso tem que ser pensado em novos modelos, metodologias de ensino-aprendizagem que atendam a demanda dos nativos, já que o modelo tradicional se torna incompatível com o perfil do mesmo.
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